Lições 11-20

11.       Os caminhos da sabedoria que discursa são: informação, meditação, contemplação e oração. O caminho da sabedoria que realiza está no fim deles: ação, ação, ação e ação.

12.       Todo diploma serve só de ornamento se no histórico faltar: envolvimento, presenciamento, relacionamento, enfrentamento, empreendimento e acompanhamento.

13.       O envolvimento é o caminho mais fácil e mais rápido para o doutamento.

14.       Todo bom professor se faz de ruim para todo aluno ruim que se faz de bom. Senão, poderiam vir a ser mestre e discipulo, e ambos perderiam tempo, dinheiro e fama.

15.       Não existe ferramenta boa para trabalhador ruim,
nem médico que receita bem para doente que mal segue a receita,
nem professor que preste para aluno imprestável,
nem amor fiel para amante infiel,
nem Deus verdadeiro para ciência com mentira.

16.       “A necessidade faz o sapo pular”. Sem alimento e sem cercas todo boi caminha até encontrar algum pasto, mas o cajado do Vigia mantém longe os predadores.

17.       A acomodação faz o sapo morrer fervido e a arrogância do tolo o leva a não dar dar atenção às placas nos caminhos e sofrer as consequências.

18.        De nada adianta correr para um hospital, uma escola, um emprego nem para uma religião, se a pessoa não segue o receituário médico, não cumpre os exercícios do professor, não tem trabalharidade nem pratica os mandamentos do seu profeta.

19.       Sem fidelidade (fé) ao mando da autoridade legítima e competente em sua atividade, nada faz o efeito esperado, nada se realiza eficazmente.

20 “Vai e não peques mais” é um mandamento impossível de ser cumprido por qualquer humano, mas é possível cumprir “Vai e não mais te coloques na posição de pagador de pecados”, que é a tradução correta, não da letra que mata, mas do Espírito que vivifica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s