Lições 51-60

51.       A ação, mesmo que do jeito errado, sempre ensina o caminho para os humildes de coração, mas o prepotente e arrogante entende que valor e honra é lutar sozinho, e perde até mesmo quando ganha.

52.       É impossível falar de Espiritualidade sem falar de eternidade. Crescer, multiplicar-se e perenizar-se está entre as primeiras Leis Naturais da Vida. Nenhuma pessoa, relacionamento ou empresa terá sucesso verdadeiro sem visar à perenização.

53.       De que adianta trocar o seu lugar no estádio do universo, em troca de toda a parte de fora do estádio, se nunca mais você poderá entrar no estádio e festejar a vitória com o seu time? Se possível, ganhe o mundo todo, mas não perca sua cadeira cativa no estádio, seu espaço vital, sua alma.

54.       Beijos por emails, abraços por telefone, afetos televisivos e carinhos virtuais, entre pessoas que moram na mesma cidade, são como flores em túmulos: só fazem bem aos velórios, não a quem gostaria de tê-las recebido em vida. Assim, não queira, não mande e, os que receber, jogue na lixeira. Coisas que são para dar vida e alegria a quem as recebe devemos fazer hoje, aqui e agora, ao vivo e à cores.

55.       Todo Pão vem do Céu, mas cai na forma e no lugar que o Céu quer, para manter os humanos em atividade e exercitar neles a participatividade, a criatividade, o trabalho em equipe, o amor e a fidelidade. A Vida só premia os ativos vivedores, por seus méritos para com os incapacitados e os desamparados órfãos e viúvas, mas os preguiçosos e fraudulentos têm outro premiador. Porém, o juiz de todos é um só: a Vida, cuja ausência chamamos de morte.

56.       Os sete círculos vitais de relacionamentos, a saber: família, escola, igreja, clube, profissão, ideológico político e espiritual, são sete lâmpadas que devemos manter acesas e aumentar suas chamas de Vida.

57.       O lugar, o corpo, a família e a sociedade em que nascemos foram escolhidos para nós por outros, sem que nada pudessemos fazer. Mas podemos escolher sair ou ficar, piorar ou melhorar aquelas condições iniciais.

58.       As dificuldades e incompatibilidades nas relações e comunicações intra, trans e interpessoais, são motivadas, geralmente, mais pela falta de memória da história desses relacionamentos do que pela infidelidade real ao manual e regimento da missão, visão e valores das instituições, empresas e pessoas envolvidas nesses relacionamentos.

59.     A ação racional gera solução eficaz e emoção real e durável. A ação emotiva gera ação inconstante, solução eficiente, mas ineficaz, por ser compulsiva e passageira.

60.   Para as coisas da terra seja divinamente humano e para as coisas do Céu seja humanamente divino. Você só tem o dever de fazer aquilo que está em suas mãos o poder para fazer. Senão, você será injusto consigo mesmo e com quem ouve suas promessas de fazer o que não pode.

2 comentários em “Lições 51-60

  1. green card disse:

    Há alguma informação sobre este assunto em outras línguas?

  2. vidaamorenegocios disse:

    A origem desses assuntos está compactada nos livros sagrados e consagrados há milênios pela humanidade. Estes estão em todas as línguas possíveis. A forma sintética e a linguagem com que atualizo esses assuntos, em concordância com as descobertas das ciências (não das “chutências”), não tem ainda tradução para outros idiomas. Se quiser fazê-lo, esteja à vontade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s