Por quê não existem ateus de verdade.

     Se eu tivesse a mesma concepção que os religiosos equivocados têm de Deus seria mais inteligente ser ateu, para poder fazer-me, eu mesmo, o meu único deus, o meu principal amor e o meu mais importante negócio.
Porém, se eu tivesse a mesma concepção que os ateus têm de Deus, seria mais inteligente renunciar à vida.
     Senão, que inteligência seria a minha se eu preferisse continuar num sistema de formigas, no qual eu teria mil vezes mais do que precisaria para sobreviver, mas continuaria morrendo? E no qual tudo que eu faço para conseguir um tempo de alívio e prazer custa-me dez tempos de dor e sofrimento?
     Todavia, ninguém em bom juízo se faz homicida de si mesmo e pelo suicídio renuncia à vida voluntariamente, pois sabe, ainda que intuitivamente, que há uma Esperança e um Caminho.
     A vocação sado-masoquista não pertence a quem tem projeto e compromisso para ser humanamente divino e, ao mesmo tempo, divinamente humano.
     Sem o conhecimento de um Deus real toda a lógica da vida se revela falsa e toda a ciência vista, por exemplo, nos biosistemas e na mecânica celeste, fica tão sem fundamento quanto dizer que um computador é resultado da evolução natural de metais e plásticos eletrocondutores, obra do acaso e não criação do homem, ou dizer que o que você está lendo agora nestas linhas é resultado de uma explosão nos arquivos de fontes e textos do computador.
     Logo, sem a perspectiva de vida eterna, a vida presente perde o sentido e a razão de ser, o mundo vira uma casa de ninguém e um lar sem dono, e a ética e a estética ficam ao arbítrio do vale tudo; do quem não bate apanha; do quem pode mais chora menos e do salve-se quem puder.
     Já que, de uma forma ou de outra, alguem sempre terá um Deus ou deuses e algum ritual religioso, é melhor que seja o Deus verdadeiro e a religião que dá um pagador de culpas e contas e não as culpas e as contas para pagar.

Deixe uma resposta

