CV dos AMIGOS

Houve momentos em minha vida em que um cântico sagrado, um hino, ou uma poesia, um verso ou testemunho, vindo à minha memória me salvou literalmente da euforia, da raiva, do estresse, do desânimo ou da depressão, e das consequentes ações más, causadoras de doenças e prejuízos, a que levam esses estados de espírito quando deixamos que eles nos dominem e minem a fidelidade (fé) aos nossos direitos e deveres.

Nesta página, e nas publicações categorizadas nela, vamos refletir sobre o que é e quais os benefícios do louvor inteligente, e apreciar uma seleção de exemplos de louvor inteligente, sabendo que:

1- O louvor deve ser inteligente: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” (Salmos 47 : 7)

2- O exercício do louvor deve ser com ciência e inteligência: “E dar-vos-ei pacificadores  segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.” (Jeremias 3 : 15)

3- O louvor deve ser genuíno, autêntico, e exclusivo, sem imitar, copiar ou plagiar melodias, harmonias, ritmos, palavras, linguagens ou rituais que antes foram usados para satisfazer outras finalidades: “… guarda-te que não te enlaces em imitar a adoração das nações idolatras (Deut.12:30);  “… e seguiram a vaidade, e tornaram-se sem valor; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem. (II Reis 17 : 15); não imites o que rejeita a Deus (3°João 11). Restos, cópias ou coisas de segunda mão são rejeitados por Deus, porque ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, só faz obras-primas, não repete nem mesmo um nascer do sol, nem mesmo uma folha ou fruto, até porque cada um tem seu próprio tempo e espaço diferentes. Deus não faz clones, é magnificente, é Deus do luxo, não do lixo

A Bíblia está repleta de apelos à ciência, à inteligência, à sabedoria e a tudo que qualifica e embeleza a vida, principalmente quanto ao louvor, qualquer que seja a linguagem em que se manifesta, porque o louvor é insignia de identificação e engrandecimento do Deus verdadeiro e das almas em comunhão com ele, e é o mais rápido, forte, prático e eficaz meio de gestão dos ânimos e geração, correção e fortalecimento dos determinantes mentais que mantêm as atitudes próprias de quem vive em Amor (crença-ligação-filiação), Fidelidade (fé) e Esperança (determinação,persistência).

Isto porque os louvores são facilmente socializados e estão ao alcance de todos, até mesmo de analfabetos, crianças de colo, senis e até dos que sofrem de idiotia ou loucura, pois o Caminho do Senhor é perfeito e andando por ele até mesmo os loucos acertarão.

Mas Deus não julga cérebros e sim corações; Deus não pede cérebros, pede corações. Por isso diz que em seu Caminho, O Ungido de Deus, entre a civilização abraamica o Cristo, o Messias, Jesus, Ieshoua, e entre as demais civilizações aqueles a quem Deus ungiu luminares, andando por esse Caminho, até mesmo os loucos acertarão o seu destino.
Também por isso diz: “Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? (Mateus 21 : 16)

A ciência e a inteligência concebidas e exigidas por Deus não é a mesma que vemos nos colégios e faculdades do mundo: primeiro porque o que é de Deus centra-se na qualidade e não na quantidade; depois, porque centra-se na utilidade e não na complexidade, na eficácia mais que na eficiência, na competência mais que na performance. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” (Isaías 55 : 8) A ciência e a inteligência exigidas por Deus no perfeito louvor, como em tudo, é de simplicidade, que se opõe tanto à suntuosidade quanto à simploriedade, e de eficácia, que se opõe à quantidade ou complexidade. Simplificando, é a vitória do pa-pa-pá sobre o bla-bla-blá.

Nisso está a inteligência: na autenticidade e genuinidade do louvor que vem do coração, mesmo que a forma ou meio como vem pareçam não refletir ciência ou inteligência, caso contrário, as criancinhas, os analfabetos de todo tipo e os menos favorecidos em dons estariam injustamente excluídos do louvor inteligente. Por isso acontece de ouvirmos um cantor, músico ou orador, desafinado ou desalinhado, que nos emociona e nos influencia mais que outros mais bem elaborados e apresentáveis, porque nos tocam mais com o conteúdo do que com a voz ou as palavras e instrumentos que manuseiam.

É clássico o exemplo do orador inflamado e bem falante que discursou uma hora sobre o salmo 23 e levantou aplausos da platéia. Depois dele apresentou-se um homem de poucos recursos oratórios, que limitou-se a ler em voz alta, em poucos minutos, o mesmo salmo. Quando terminou ninguem aplaudiu, pois todos estavam constrangidos e comovidos, chorando diante da grandeza do Pastor dos pastores e da falta de fidelidade da platéia. Diante disso o primeiro orador disse: “eu mostrei a vocês que conheço o salmo 23, mas este homem conhece o dono do salmo 23.

(O Caminho de Deus (Cristo) é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada (sim, sim e não, não, sem misturas, sem dubiedades); e é o escudo (garantia, segurança) de todos os que nele confiam. (II Samuel 22 : 31); O Caminho de Deus (Cristo) é perfeito; a palavra do SENHOR é provada (fiel, infalível); é um escudo (garantia, segurança) para todos os que nele confiam. (Salmos 18 : 30);E ali haverá uma estrada, um Caminho, que se chamará O Caminho Santo (Cristo); o indeciso não passará por ele, mas será para os caminhantes, e nele até mesmo os loucos não errarão. (Isaías 35:8)

Para ver tudo o que foi publicado e que pertence também a esta página clique na categoria “louvor inteligente, no menu ao lado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s